Entenda como funciona a recuperação de arquivos!

08 janeiro 2011
Esse post é um complemento do artigo “Como recuperar dados de um HD danificado!”, que foi postado por mim. Desta vez vou falar sobre recuperação de arquivos (sem brincadeiras), por softwares. Se você gostaria de saber se há uma maneira de recuperar dados de um HD danificado, colocarei um vídeo de uma empresa de Curitiba-PR, especializada no ramo de recuperação:


Entenda como funciona a recuperação de arquivos:
É possível recuperar arquivos apagados por engano? É possível recuperar dados de um disco rígido? É possível recuperar uma partição apagada indevidamente? Aqui estão algumas perguntas que fazem quando o assunto é recuperação de dados.
Quando apagamos um arquivo do disco, o sistema operacional não apaga fisicamente o arquivo do disco. Isto é, o sistema não “zera” os setores do disco que o arquivo ocupava. Em nome do desempenho, quando você apaga um arquivo o sistema operacional simplesmente troca a primeira letra do nome do arquivo pelo símbolo (~ ou algum sinal do próprio sistema). Quando visualizamos um diretório, o sistema ignora qualquer nome de arquivo que comece com (~), não mostrando os arquivos que foram “apagados” . O sistema marca os setores onde estavam os arquivos deletados como livres no FAT (tabela onde está listada a área de cada arquivo ocupa na unidade). Se nenhuma arquivo foi gravado nesse espaço trocando o (~) pelo caractere original.
Quando você exclui uma partição ou formata (a formatação rápida do Windows), os setores do disco não são “zerados” ele formata e exclui, mas só zerando a FAT, apagando a tabela que informa o espaço ocupado pelos arquivos. Com isso é possível recuperar os arquivos do disco mesmo tendo formatado ou apagado a tabela de partição pelo comando FDISK. Obs.: A recuperação desde que a área ocupada pelos arquivos que você deseja recuperar já não tenha sido sobreposta por novos arquivos.


Dica de programas de recuperação de dados:

A empresa EASEUS, possui programas muito bons para recuperação de dados. Aqui embaixo colocarei um gratuito e outro pago.

EASEUS Deleted File Recovery:

Um programa gratuito capaz de recuperar quase todos os tipos de arquivos existentes, que tenham sido apagado por engano. Além disso, permite a restauração de arquivos tanto no HD como numa unidade removível. Ele suporta sistemas FAT 12, FAT 16,FAT32 e NTFS e ainda é capas de exibir uma pré-visualização do arquivo a serem restaurado!

EASEUS Data Recovery Wizard Professional:
Software pago de recuperação de dados para todas as plataformas Windows. Possui função Undelete (recuperar arquivo apagado) e Unformat (recupera arquivos após formatação) e recupera partições apagadas.

Veja em: http://www.easeus-deletedrecovery.com/

Os dois não possuem versão em português!

Fonte da dica: Professor Ramos

1 comentários :

Anônimo at: 09 janeiro, 2011 23:47 disse...

hum tem um bom tb o Recuva ele é gratuito e tb com ele recupera 90% do todos os arquivos que vc formata ate mesmo usando o linux para formatar.. eu o indico eh gratis e eh em portugues :)